VISITA GUIADA ÀS SALINAS DO SAMOUCO
Os alunos do 8º ano foram a Alcochete, nos dias 27 e 28 de fevereiro, conhecer o Complexo das Salinas do Samouco, protegidas graças à Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental, criada aquando da construção da ponte Vasco da Gama.
O Estuário sobre o Tejo produzia a maior quantidade de sal do país, sobretudo, na década de 30 do século XX, quando dava trabalho a entre 1.000 e 1.500 pessoas. O sal é chamado o «ouro branco» e chegou a ser usado como moeda de troca.
As Salinas do Samouco são das mais importantes da Europa. Muitas aves viajam mais de 10.000 km até lá, como é o caso do maçarico; a maior parte escolhe aquele espaço para repousar e nidificar, encontrando refúgio nas proximidades. O elevado número de invertebrados permite que as aves, por exemplo, as garças, tenham o alimento necessário. O flamingo passa em grandes bandos e é dos elementos mais apreciados pelos visitantes.
Além de zelar pela preservação das espécies e explorar as Salinas, a Fundação tem como objetivo sensibilizar para a educação ambiental, aberta à população em geral, mas dinamizando, em especial, atividades com grupos escolares. A valiosa biodiversidade das Salinas tornam-nas num património natural único.
A professora Conceição Jorge