Agrupamento de Escolas da Ericeira

Serviço de Psicologia e Orientação

É um serviço especializado, da rede pública do Ministério da Educação, que presta apoio educativo e que integra técnicos com formação superior na área da psicologia.
Os psicólogos prestam apoio psicopedagógico a crianças e jovens no desenvolvimento da sua identidade pessoal e social e estabelece relações ao nível da comunidade escolar.

Áreas de Intervenção

Criança/Jovem

Apoio/Acompanhamento Psicológico.

Avaliação Psicológica/Psicopedagógica.

Desenvolvimento Vocacional (Orientação Escolar/Profissional).

Desenvolvimento de Competências: cognitivas/académicas, sociais, do bem-estar e da saúde psicológica.

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), colaborando na implementação das medidas educativas de apoio à Educação Inclusiva, inerentes  ao Decreto-Lei 54/2018 de 6 de julho.

Pais e Familiares

Aconselhamento Parental

Linha de apoio para famílias / encarregados de educação de todos os ciclos de ensino, com o objetivo de prestar apoio/ informações/ orientações face às necessidades dos seus educandos. Para entrar em contacto com o serviço disponibiliza-se o e-mail do serviço: spo@aeericeira.net

Docentes / Não Docentes e Comunidade Educativa

 Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa.

Articulação com serviços socioeducativos e recursos da comunidade.

Colaborar com lideranças, apoiar iniciativas comunitárias e processos de mudança organizacional.

Ações de Formação/ Sessões Temáticas /Encontros.

Projetos

Intervenções sistémicas de promoção de competências pessoais, sociais e de vida, do bem-estar e da saúde psicológica.

Intervenções sistémicas de promoção de competências cognitivas e académicas.

 Intervenções sistémicas de prevenção de comportamentos de risco, bullying e/ou condutas mais agressivas.

Dinâmicas “Psicologia vai à sala!” e “Psicologia de Porta Aberta”.

Programas de Transições de Ciclo: pré-escolar-1º ciclo; 4º ano-5ºano; 6ºano-7ºano; 9ºano-Secundário).

Guias para famílias, educadores e outros agentes educativos. 

Promover o bem-estar e a saúde física e mental dos alunos e reduzir o impacto dos problemas comportamentais, sociais e emocionais; 

Favorecer condições para a satisfação escolar e incentivar o desenvolvimento de competências de liderança ancoradas na empatia; 

Incentivar atitudes, valores e comportamentos que contribuam para um ambiente escolar saudável e seguro para todos os agentes da comunidade educativa; 

Capacitar e sensibilizar os diversos agentes educativos para o autocuidado e o desenvolvimento de competências socioemocionais. 

 Guia para as Famílias na transição para o 1º ano

 Guia para as Famílias na transição para o 5º ano

Ajudar os jovens na construção de um projeto pessoal e vocacional identificando as suas capacidades, competências e interesses, e incentivando-os a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego e a gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas habilidades podem ser adquiridas ou utilizadas.

Projeto Adolescer desenvolvido, em parceria com a Educadora Social, que inclui programas, atividades e ações que promovam as competências de saúde psicológica e social nas crianças e jovens do Agrupamento. 

O Projeto Adolescer engloba atividades como: 

– O Correio dos Alunos, para agilizar a comunicação entre Psicóloga/Educadora Social com os alunos/jovens para a sua inscrição em projetos dinamizados por estas áreas, para a resolução de situações desconfortáveis e/ou de conflito e para apoio face a alguma dúvida, problema ou questão importante que os alunos apresentam.

– A iniciativa Quero falar sobre…, que foi criada com o intuito de manter a dinamização de sessões temáticas, em turma e com nomeação pelos alunos, sobre métodos e hábitos de estudo e outras temáticas de promoção de saúde física e psicológica.

– A colaboração e consultoria ao Programa de Mentorias “Conta Comigo”, que visa promover as competências de relacionamento pessoal, interpessoal e académico, procurando que os alunos adequem os seus comportamentos em contexto de cooperação, partilha e colaboração.

* Educação Social 

* Programa de Mentorias “Conta Comigo”

* Ações desenvolvidas em parceria com a Biblioteca Escolar.