“ESTENDAL” DOS DIREITOS HUMANOS
Entrevista ao 9ºF
O Repórter Ouriço acompanhou a exposição no corredor para a Biblioteca e foi entrevistar a turma responsável para saber alguns pormenores deste projeto.
RO – Quem pensou em fazerem uma exposição?
S e M – A nossa DT, Paula Mendes, professora de História e Cidadania.
RO – Por que fizeram esta exposição? Qual foi a origem?
S e M – A exposição foi proposta pela nossa Diretora de Turma para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro) e os 75 anos em que foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
RO – Como é que realizaram os trabalhos – a pesquisa e o «desenho da roupa»?
S e M – A Diretora de Turma atribuiu um Direito Humano a cada aluno da turma e sugeriu que, usando uma «t-shirt» antiga, alertássemos para o respeito pelos Direitos Humanos com uma frase e uma imagem, para depois fazermos o “Estendal dos Direitos Humanos”. Alguns alunos optaram por não usar «t-shirts», mas sim outras peças de vestuário.
Fizemos pesquisas na internet para selecionarmos as imagens e depois trouxemos os materiais necessários para a aula de Cidadania e realizamos o trabalho de acordo com a nossa inspiração e criatividade.
RO – Que disciplinas estiveram envolvidas?
M – Foram as disciplinas de História e Cidadania e também a Biblioteca porque nas aulas de Cidadania, ao longo do primeiro período, estivemos a ler e analisar um livro relacionado com os Direitos Humanos.
RO – Obrigada pela colaboração e parabéns pela iniciativa!
Dinis Braz, Marina Bastos e Vicente Inglês