DIA MUNDIAL DA FLORESTA, Vamos Plantar Uma Árvore – 21 de março de 2022
Decorreu na passada 2ª feira a celebração do Dia Mundial da Floresta, mas também o Dia da Árvore e o Início da Primavera. A atividade iniciou-se às 9:05 e decorreu até às 18:40 nos espaços exteriores da nossa escola. O objetivo foi lançar mãos à generosa Terra. Foram plantadas 8 árvores, entre as quais 5 Carvalhos, 1 Azevinho (ainda em viveiro), 1 Chorona, 1 Acer, gentilmente oferecido pela Câmara Municipal de Mafra e 3 canteiros de aromáticas diversas. Estes exemplares foram oferecidos pelos alunos e professores que entusiasticamente deram o seu contributo para uma das possíveis soluções ambientais: PLANTAR ÁRVORES E AROMÁTICAS. Desta forma, os alunos foram sensibilizados para a importância das árvores, das florestas e das aromáticas nos ecossistemas, aliada à sua resposta imediata e a longo prazo (uma árvore pode viver 100 ou mais de 500 anos) na reversão do flagelo atual que é o Aquecimento Global, a poluição, entre outros.
Participaram 9 turmas dos 5º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, num total de 9 professoras e mais de 150 alunos, além dos curiosos que por ali passeavam.
A fase seguinte:
Porque as nossas ações devem ter um efeito educativo a longo prazo, esta ação prolonga-se no tempo. Os alunos ficaram responsáveis por cuidar das suas árvores e canteiros de aromáticas, incentivando o sentido de responsabilidade, proporcionando acompanhar o crescimento das árvores, ano após ano, enquanto alunos nesta escola, e, eventualmente, quando os filhos destes alunos vierem estudar para esta escola poderão ver e continuar a missão de cuidar do Planeta.
Nunca é demais relembrar a jardinagem como uma excelente terapia. Mexer na Terra, apreciar a beleza das plantas, sentir os aromas, observar o germinar de uma semente e o crescimento de um ser tão imponente como uma árvore são «coisas» simples que a vida nos oferece todos os dias, mas que, cada vez mais, com o «corre, corre» da sociedade, vai passando despercebido, afastando-nos da natureza, esquecendo-nos da sua importância no nosso bem-estar.
Esta atividade foi uma iniciativa do Eco-Escolas, mas não conseguiria concretizar-se se não fosse o fundamental dinamismo dos Diretores de Turma que inspiram e incentivam os nossos alunos para uma Cidadania também mais ecológica, mais sustentável.
O planeta agradece