Dia da Floresta Autóctone
ENTREVISTA
A professora Patrícia Jorge leciona Educação Visual e Oficina de Artes e tem desenvolvido e colaborado em alguns projetos ambientais. O Repórter Ouriço entrevistou-a na véspera do Dia da Floresta Autóctone e partilha aqui como correram os trabalhos no ano passado com a sua Direção de Turma.
Diogo Vidal – Boa tarde, professora Patrícia Jorge!
Professora Patrícia – Boa tarde!
Diogo – Professora, sabemos que no ano passado desenvolveu um projeto ligado à floresta.
Professora – Verdade! No ano passado, estive com a minha Direção de Turma a fazer uma pesquisa sobre plantas autóctones que encontrámos na região.
Diogo –As árvores foram semeadas?
Professora – Ora, tivemos alguma dificuldade em encontrar as árvores que mais se adequam aqui ao local, fizeram-se grupos e eles conseguiram plantar umas tantas, embora a árvore mais importante tenha sido cedida gentilmente pela Câmara Municipal, é um loureiro de Portugal e esse ficou na sala para que os alunos cuidassem dele.
Diogo – Como as adquiriu?
Professora – A que foi cedida pela Câmara Municipal fui buscar ao Jardim do Cerco, o pinheiro manso e outras, que se dão bem nesta região, foram os alunos que trouxeram a plantinha.
Diogo – Estas plantas foram transplantadas e onde?
Professora – Uns trouxeram num vaso, outros num saco, e nós estivemos a fazer a plantação em vasos maiores dentro da sala onde tinham o maior número de aulas semanais.
Diogo – Quais eram os objetivos?
Professora – O objetivo principal era eles conhecerem as plantas da região, saberem quais as que estão em perigo de extinção; outro seria que eles cuidassem dessas árvores durante todo o resto do ano letivo. Posso dizer que a árvore que eu trouxe no dia 30 de novembro está a fazer um ano e o objetivo era que as árvores estivessem vivas em meados de maio/ junho para serem colocadas
no exterior da nossa escola, o que não veio a acontecer, infelizmente.
Diogo – Tem planos para comemorar a data este ano?
Professora – Este ano é um pouco diferente, uma vez que a Direção de Turma é de 9º ano e temos outras preocupações diferentes, não propriamente com o ambiente, estamos a trabalhar outros temas, no entanto, a sensibilização em relação ao ambiente é constante, não é só porque é um tema atual, porque é uma data a comemorar, mas falamos algumas vezes do ambiente e faço
questão de fornecer algumas informações sobre este assunto.
Diogo – Obrigado pelo seu tempo.
Professora – De nada, foi um gosto. Bom trabalho!
A entrevista foi gravada para ser transmitida na Rádio do Agrupamento.
Equipa: Diogo Vidal, Marina Bastos e Marina Simone e Vicente Inglês.