Bringing STEM to Life in our Classrooms
Erasmus+ – Portugal
O Agrupamento de Escolas da Ericeira recebeu, nos dias 2 e 3 deste mês de março e no âmbito do programa Erasmus+, os parceiros da Irlanda, de Espanha, de França, da Grécia e da Lituânia para dar continuidade ao projeto europeu “Bringing STEM to Life in our Classrooms”, iniciado em Setembro de 2022.
Esta foi a segunda apresentação deste novo projeto em que o AEE participa (projeto que tem a duração de 24 meses) e que teve lugar nas instalações da escola-sede e na EB1 da Ericeira.
Tendo como ponto de partida o tema escolhido para Portugal, a Matemática na sala de aula e na vida diária, os dias que antecederam a vinda dos países visitantes foram de um enormetrabalho e organização entre os colegas envolvidos. Entre criação de cartazes de boas-vindas, de bandeiras, de pinturas de tabuleiros para jogos no chão da escola-sede, de preparação de todas as atividades direta ou indiretamente relacionadas com a matemática, quer na EBSABF, quer na EB1 da Ericeira, os professores e os alunos envolvidos estiveram de parabéns pela postura empenhada e proativa.
Durante os dias em que estiveram connosco, os parceiros manifestaram uma genuína admiração pelo trabalho desenvolvido. Jogos matemáticos, Xadrez, atividades no exterior de Trigonometria, em laboratório, de Química e Física, de programação com Legos, no 1ºciclo, desenhos humanos do “PI” e da palavra “STEM”, uma caminhada junto à nossa costa e muitas outras atividades, fizeram durante dois dias as delícias dos nossos parceiros.
Também foram de uma enorme dedicação e de um visível empenho outros colegas que, não fazendo diretamente parte do projeto, acabaram por integra-lo, mercê da sua extraordinária disponibilidade e boa vontade: as professoras Lurdes Figueira (Matemática), Margarida Almeida (Físico-química), Teresa Camacho (Físico-química), Sofia Namora Barros (E. Visual), Joana Silva (Ed. Visual) Ana Rita Oliveira (1º ciclo da EB1 Ericeira) e Marta Sousa (CEF Serviço de mesa). A todas, em conjunto e visivelmente presentes nos trabalhos que antecederam a chegada dos parceiros para o trabalho colaborativo que se iria desenvolver nos dias seguintes,
a nossa profunda gratidão e orgulho por fazermos parte de um mesmo conjunto. Também as professoras Cláudia Jorge (Coord. Eco-Escolas) e Anabela Barros ( Coord. PCE), a Direção do Agrupamento, alunos (turma CEF, equipa do projeto CanSat, Dinis O’ Águas e Luna Ebner) e pessoal não docente colaboraram para que a experiência se tornasse ainda mais rica, quer para os parceiros europeus, quer para a equipa portuguesa.
Todos juntos contribuímos para uma experiência única e de enorme valor pedagógico e educativo. A atitude de dádiva, o sentimento de pertença e o envolvimento por um bem maior, que é a educação dos nossos alunos, faz dos profissionais deste Agrupamento pessoas de grande valor humano, para além das suas enormes qualidades profissionais.
Resta-nos dizer que é uma Escola Una, como a nossa, em que todos os intervenientes colaboram com genuíno empenho, total dedicação e sabedoria, que faz do AEE um espaço educativo de enorme qualidade e partilha.
Até à próxima mobilidade, em Creta.