Ao Encontro de quem somos: Escola da Terra e do Mar
Ao Encontro da Filarmónica Cultural da Ericeira
No percurso de buscar quem somos, convidámos a Filarmónica Cultural da Ericeira a visitar a Escola, que o fez, em dois momentos diferentes, no 1º e 3º períodos. Os seus professores e instrumentistas apresentaram, aos alunos do 5ºano A, B, F e G, três instrumentos de sopro: a flauta, a trompete e o trombone, seguindo-se um animado “diálogo” musical.
Este “diálogo” harmonizou-se com os projetos das Turmas 5ºA e B, dinamizados pelas professoras Ana Fortuna, Carla Santos e Sónia Peixoto, resultando na encenação do Carnaval dos Animais e do Pedro e o Lobo. Estiveram envolvidas as disciplinas de Português, Educação Musical, Ciências da Natureza, Educação Visual e Tecnológica e Cidadania.
Para além do desenvolvimento da sensibilidade artística (Música, Teatro e Artes Visuais) foram explorados, em Ciências e Cidadania, os conteúdos “Diversidade nos animais” e “Bem estar animal” respetivamente.
A representação foi apresentada à Comunidade escolar no último dia de aulas, adequada às medidas profiláticas em vigor. E foi um sucesso!
O Carnaval do Animais, adaptação da peça de Saint Sains:
O Pedro e o Lobo, adaptação da peça de Prokofieve:
A coordenadora do PCE
Anabela Barros