AMJ, a “casa comum” que dá voz aos jovens
“A Assembleia Municipal Jovem quer ouvir-vos nas opções que temos que tomar.” Assim se dirigiu José Pizarro, Presidente da Assembleia Municipal Jovem, aos jovens de sete escolas do concelho, no dia 10 de maio, na presença do Presidente da Câmara, do Vereador da Educação, dos representantes da Direção das escolas e dos professores coordenadores dos projetos.
O Presidente da AMJ sublinhou ser “tão nobre” o que os jovens têm vindo a fazer desde há cinco anos, contando-se com “mais de 1500 alunos que já deixaram a semente de atitude cívica”
Mafra continua a ser um dos concelhos mais jovens do país, abrangendo quase 25% da população, e a AMJ está integrada nas iniciativas do município, pretendendo “ouvir os jovens seja a pensar neles próprios, nos idosos ou outros grupos vulneráveis” a partir do tema questão “O que queremos para o nosso concelho?”.
Nos anos anteriores, a Escola Básica e Secundária António Bento Franco participou na sessão final com as equipas do 3º ciclo “Os Ouriços”, “Mafra +Ecológica”, “Os Jagozes” e os “Transporters”, respetivamente, e, em 2022/23, o Secundário venceu com a proposta de “BRINCAR A INCLUIR” para colocação de baloiços adaptados em jardins infantis públicos, que já está projetada e planeada para se concretizar nos próximos meses.
Este ano o 3º ciclo esteve representado pela equipa “Os Guardiões”, composta por alunos do 8ºE, que defenderam “ÁGUA PARA TODOS”, com a instalação de “bebedouros inclusivos” nas várias freguesias, verificando que os existentes não respondem às necessidades das pessoas com mobilidade reduzida, das crianças e dos animais. A equipa ficou em 3º lugar, com 19 votos a favor, tendo a Escola Armando Lucena – “Veterinário d`Aldeia” – obtido apenas mais um voto e ganhado a Escola Básica de Mafra – “Sonho”, com Desporto Adaptado.
Para mais informações: https://www.cm-mafra.pt/p/assembleia_municipal_jovem
O Repórter Ouriço partilha, igualmente, fotos de outras apresentações na final da nossa escola, em março: “MEME” – bicicletas elétricas inclusivas, pelo 9ºC; Painéis solares – energias renováveis na Casa da Cultura, pelo 8ºF; “Eletro Giro” – trotinetas e bicicletas e “Mundo Canino” – parques para cães, pelo 7ºD.
Que a experiência dos participantes seja inspiradora para no próximo ano letivo outras equipas desenvolverem projetos em prol do bem-estar de todos!