Erasmus+ “Art WithTrash”, Espanha: Experiências inesquecíveis num projeto único.
Agrupamento de Escolas da Ericeira
Foi na semana de 13 a 18 de março de 2023 que cinco alunos da Escola Básica e Secundária António Bento Franco levantaram voo de Lisboa até Madrid e daí viajaram de autocarro até Madridejos, inseridos na que foi a última mobilidade das 5 que compõem o projeto internacional Erasmus+ “Art with Trash”. Esta viagem começou logo por constituir uma aventura para duas das nossas alunas que viajaram de avião pela primeira vez.
À Espanha correspondia a temática “Repair and recover”, terminando assim o conjunto dos R’s da sustentabilidade, que constituíam a base deste projeto, cujos principais objetivos se prendiam com a alteração do estilo de vida dos nossos alunos e de todos nós, cidadãos, no que respeita à maneira como lidamos com os desperdícios. Das muitas atividades efetuadas, para além de
vários workshops dinamizados por elementos da comunidade local, houve o fabrico de sabonetes, a criação de música com lixo (bidões, baldes, caixotes do lixo, garrafões…), a pintura de pneus para colocação de plantas e construção e pintura de bancos feitos com paletes com as bandeiras dos 5 países envolvidos.
Para além destas atividades realizamos várias visitas a indústrias locais como uma fábrica de azeite e uma estação de recolha e separação de resíduos. Fizemos também uma visita a uma localidade vizinha, “Consuegra”, onde visitámos os moinhos que inspiraram Cervantes na sua obra prima D. Quixote e o respetivo castelo. Aqui fomos surpreendidos pelos pais dos alunos espanhóis que nos prepararam um lanche surpresa com iguarias da região, a “cata manchega” e limonada fresquinha que bebemos ao pôr -do-sol e que nos proporcionou uma paisagem magnífica. Visitámos ainda a cidade medieval de Toledo onde tivemos direito a uma visita guiada e que terminou cheia de emoções, numa pista de slide “Fly Toledo”, onde os jovens e adultos,
suspensos por um cabo, puderam sentir a adrenalina de atravessar o rio Tejo.
A semana terminou, como não podia deixar de ser, com abraços e choros de despedida e com a manifestação de contentamento por parte dos pais espanhóis por nos terem recebido na sua terra e promessas de visitas entre todos, o que nos enche o coração por além de disfrutarmos destes projetos, podermos proporcionar aos nossos jovens estas experiências que muito nos enriquecem a todos.