10.ª edição do CanSat Portugal
Cinco alunos da turma 12.º CT do nosso Agrupamento, elementos do clube WeSteam, resolveram abraçar o projeto de construção de um microssatélite para estudo de diversos parâmetros científicos na atmosfera terrestre.
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), destinado aos estudantes do ensino secundário.
Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em Terra.
O que é um CanSat?
Um CanSat é um microssatélite que tem o tamanho de uma lata de refrigerante.
O nome vem da palavra em Inglês para lata, “CAN”, e da abreviatura “SAT”, para satélite. Nesta competição, os estudantes são desafiados a integrar todos os sistemas base de um satélite neste volume reduzido, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores.
Objetivos da competição
As equipas participantes devem projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento, a partir de um avião, drone, balão ou mesmo a partir de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 km. Após o lançamento, e durante a descida, o CanSat deve executar uma missão científica, comunicar os dados a um computador no solo e aterrar de forma segura. A missão inclui a análise dos dados recolhidos.
A nossa equipa, os SatOuriços, apresenta o projeto que pode ser visto aqui. Se passarem à fase seguinte, terão mesmo de o construir. No dia 9 de fevereiro ficamos a saber se a nossa escola vai estar presente na edição do CanSat deste ano.
Força SatOuriços!