ECO-ALUNOS NUMA ESCOLA CONSCIENTE
Turma de Espanhol 11º B LH e Erasmus+
Eco-alunos numa Escola Ecológica
Foi no último dia 15 deste mês de Dezembro que a turma do 11ºB LH e alguns elementos participantes no projeto “Art with Trash”, do programa Erasmus+, se juntaram para realizar atividade denominada Plogging. Trata-se de uma caminhada com o objetivo de – durante o movimento – ir sendo recolhido o lixo que se vai encontrando durante o percurso escolhido pelo grupo.
Os alunos, acompanhados pelos professores Jorge Reis, Rosa Chorão e Violante Grilo, caminharam durante duas horas pela vila da Ericeira rumo à praia do Sul e com volta para a escola com a finalidade de fazerem uma limpeza conjunta aos lugares por onde passavam, procurando desta forma não apenas consciencializar aqueles que os viam atuar no momento como também – e acima de tudo – interiorizarem a necessidade de agir para transformar, de preservar e cuidar os espaços que são de todos num ato de cidadania consciente.
Professora Violante Grilo
Cuidar do meio ambiente é fundamental para garantir o futuro do nosso planeta. É importante vivermos sem impactos na saúde gerados pela poluição do ar ou contaminação do solo.
Por isso, na passada quinta-feira (…) participámos numa atividade denominada Plogging, ou seja, fizemos uma caminhada e, simultaneamente, apanhámos o lixo que encontrávamos no chão.
Partimos da nossa escola, rumo à praia do Sul, passando pelo centro da vila da Ericeira.
Neste percurso de ida e volta encontrámos muitas beatas no chão, garrafas de vidro, embalagens de plástico… Todo este lixo foi posteriormente colocado no respetivo contentor.
Esta atividade foi muito enriquecedora, porque contribuímos para um ambiente mais saudável, devolvendo a beleza natural às ruas da Ericeira.
Ana Manuel e Tiago Correia 11º A CT
“(…) los estudiantes recogieron mucha basura, como colillas, paquetes de cigarrillos, plástico, cartón, tubos, botellas de vidrio y muchos otros. (…)hay las llamadas soluciones“básicas”, como más papeleras esparcidas por Ericeira, disponer ceniceros exteriores, ya que la mayor parte de la basura encontrada fue a tope, entre otras. Es muy fácil encontrar, o en este caso, proponer ideas para soluciones, pero la parte difícil es ponerlas en práctica. Sin embargo, creo que si todos ponemos un poco de esfuerzo, ¡es posible! Muchas escuelas realizan estas actividades para limpiar las playas, pero de poco sirven si queremos ensuciarnos de nuevo…. tenemos que preservar el medio ambiente y saber respetar el planeta que tenemos.”
Carlota Aguiar 11ºB LH