O novo logotipo da Filarmónica Cultural da Ericeira é…
No final da tarde de 2 de junho decorreu, na Escola Básica e Secundária António Bento Franco, a cerimónia de entrega dos prémios do Concurso para o Novo Logótipo da Filarmónica da Ericeira, na presença do Presidente desta instituição e de alguns alunos, familiares, professores, outros funcionários e a Direção da escola.
Coube a honra à professora Patrícia Jorge para dar início à cerimónia, fazendo uma resenha de todo o processo desde o desafio lançado pela Direção da Filarmónica até ao momento de divulgação dos resultados do concurso. Juntamente com dois colegas de Educação Visual, levou a cabo a orientação do trabalho dos alunos do 9o ano. Participaram 150, dos quais foram selecionados 12, expostos no Polivalente para a ocasião. Depois discursou João Ganhoteiro Silva, ex-aluno da escola anfitriã, a frequentar, atualmente, o curso de Gestão Cultural e a presidir à instituição que tem formado musicalmente muitas crianças e jovens da região. Chegado o momento tão esperado, divulgou que o júri elegera a proposta que irá dar uma nova identidade visual a esta instituição centenária e cuja autora foi a aluna Matilde Sousa, com quem pretendem “trabalhar em continuidade para a preparação da festa dos 172 anos da instituição”. Os colegas Tiago Freire e Matilde Cotrim ficaram, respetivamente, no 2o e no 3o lugar, sendo-lhes oferecido “um vale de um mês de frequência gratuita das aulas”. Foi divulgado o mais recente trabalho discográfico da Filarmónica e a ex-aluna da escola sede Sara Almeida interpretou dois temas em flauta transversal, recebendo um forte aplauso da audiência. Seguidamente, todos os alunos participantes tiveram a oportunidade de receber um diploma pelas mãos do Senhor Diretor, professor Alfredo Carvalho, que assinou o protocolo de parceria.
A professora Anabela Barros, enquanto responsável pelo Plano Nacional das Artes no Agrupamento, congratulou-se por ser “um momento especial e o retomar da nossa normalidade” e, emocionada, deu o seu“ muito obrigada a todos por estarem aqui juntos”. Segundo João Ganhoteiro Silva, “O atual brasão continuará a ser utilizado na comunicação institucional e no fardamento e estandarte, mas a Direção está a procurar modernizar a imagem da Filarmónica, nomeadamente, nos meios de comunicação digital.”
Repórter Ouriço