50 ANOS DE LIBERDADE! E depois … voltaram os cravos!
Para celebrar os 50 anos do 25 de abril, decorreram várias iniciativas, mais ou menos visíveis, dentro e fora da sala de aula, na escola sede, chamando, desde logo, à atenção os «cravos» gigantes colocados em vários locais, a fazer companhia às múltiplas flores elaboradas em Oficina de Artes do 8º ano e já expostas durante o mês de março.
A Biblioteca Escolar realizou uma série de atividades para o segundo e o terceiro ciclos, sendo que para os mais novos houve o visionamento do vídeo “O Tesouro”, baseado no livro de Manuel António Pina, seguido de um questionário online sobre o mesmo. Puderam ouvir a História do nosso país para conhecer melhor este marco e as mudanças que ocorreram do regime da ditadura para a democracia. Em relação ao terceiro ciclo, a professora bibliotecária conversou com as várias turmas sobre o que aconteceu antes do 25 de abril, no que diz respeito à educação, saúde, guerra colonial, entre outros assuntos. A Biblioteca recebeu, ainda, um avô que veio falar sobre a guerra colonial e a jornalista e escritora Alice Vieira conversou com duas turmas do Secundário sobre a efeméride, tendo esta última atividade sido promovida, igualmente, pela Câmara Municipal de Mafra.
Esteve patente uma exposição com desenhos ilustrados pelos alunos e fotografias do “País das Pessoas Tristes”. Os alunos do 10º ano elaboraram e dispuseram cartoons sobre «Liberdade de Expressão». Graças à parceria do departamento de Línguas com a Biblioteca e a Autarquia, o Secundário participou numa sessão com ex-presos políticos, elaborou a rubrica “#Sabiasque…?” e publicou,
no Instagram, uma antologia de poesia sobre o 25 de abril. Foram, ainda, publicados de poemas ditos pelos alunos do 8º B e do 10º ano na Rádio da escola. No dia 13 de maio, o 12º ano irá visitar o «Memorial dos presos políticos do concelho», inaugurado no passado dia 24 de abril.
Por sua vez, o 8ºG desenvolveu um trabalho em Oficina de Artes para comemorar a efeméride, culminando no embelezamento das portas das casas de banho do Bloco B, com recurso a papel autocolante. No dia 26, as turmas do 7º ano, dinamizadas por professores de Educação Física e Música, montaram uma «gaivota humana», apoiados pela comunidade educativa, reforçando-se, assim, a celebração dos 50 anos do dia 25 de abril.
Fotos: profª Carita Frade, Conceição Jorge e Patrícia Jorge
Colaboração: