Somos o que comemos?
Quem o disse foi Hipócrates (Grécia, 460 a.C.-370 a.C), considerado “pai da medicina”. O Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, celebrado desde 1981, é comemorado em mais de 150 países e pretende alertar para a fome que ainda existe no mundo e educar para uma alimentação saudável.
Todos os anos a escola sede assinala esta data com trabalhos de Ciências Naturais dos alunos do 6.º e do 9.ºanos. Desta vez destacaram-se a construção de maquetas da pirâmide alimentar mediterrânica, um concurso de adivinhas e a exposição de trabalhos “Ao encontro de quem somos”, que é o lema do Projeto Educativo.
O clube Repórter Ouriço entrevistou a professora Lurdes Figueira, que coordena o Programa de Educação para a Saúde. Explicou que o nosso lema tem cada vez mais a ver com a multiculturalidade do Agrupamento, há alunos de muitas nacionalidades, portanto, com hábitos e costumes alimentares diversos, o que contribuiu para as aulas e a exposição.
Ficámos a saber que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) foi fundada em 16 de outubro de 1945, no final da II Guerra Mundial, e a UNICEF publicou em 2006 que mais de 5,5 milhões de crianças menores de 5 anos morriam anualmente por desnutrição. O tema do ano de 2022 é “NÃO DEIXE NINGUÉM PARA TRÁS! Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e uma vida melhor!”
A entrevista completa passa na Rádio do Agrupamento. Vem fazer parte da nossa equipa e receberás o crachá identificativo. Reunimos à 5ªfeira, entre as 13:30 e as 14:20, na sala C5.